segunda-feira, 29 de junho de 2015

Aula Professor Toni

     Os alunos do 3º ano1, juntamente com o professor Toni, foram ao laboratório para apresentação de experiências designadas aos grupos.

Foram elas:

*Garrafa de Leiden;
*Corrente elétrica de líquidos;

     Na primeira experiência foi observado um mini capacitor de energia, que tem como função armazenar a energia e conduzi-la através do campo magnético da TV (exemplo) para o centro da ponta metálica, onde cria uma faísca.

     Na segunda experiência observamos como uma corrente elétrica se forma na água por conta do sódio e das várias substancias presentes no sal.


     Depois fizemos com o açúcar que no entanto não acendeu a lâmpada por conta da glicose do açúcar.











sexta-feira, 26 de junho de 2015

Oficinas: Sítios Arqueológicos

   Os alunos do 6º ano 2 juntamente com a professora de história Cristiani trabalharam o tema Pré –história e Arqueologia durante o mês de maio e junho.

Roteiro:
  •          Aula expositiva onde a professora explicou o conteúdo:
  •          Pesquisa na sala de informática sobre: O que é um sítio Arqueológico e qual é  o trabalho de um arqueólogo?
  •          Montagem de maquetes de sítios arqueológicos;
  •          Exposição das maquetes e visitação de todas as turmas,  onde os alunos fizeram explanações sobre o tema.
  •          Para finalizar o trabalho os alunos visitaram a cidade de Urubici – SC onde podemos encontrar vestígios de inscrições rupestres.


Foi um trabalho muito rico, divertido, onde todos se empolgaram e se envolveram demais no conteúdo trabalhado. 



















quinta-feira, 25 de junho de 2015

DIA DE SÃO JOÃO

No ultimo dia 24 os alunos do 4° ano da professora Gerlani  comemoraram com comidas típicas juninas o dia de São João.
O dia de São João é comemorado todo dia 24 de junho, data atribuída ao seu nascimento. São João é o santo mais próximo de Cristo, pois é seu parente de sangue. São João é uma das principais figuras da cultura “junina”, comemorações marcadas por danças e pratos típicos.
Existem duas possíveis explicações para a origem do termo FESTAS JUNINAS pelo fato das comemorações ocorrerem no mês de junho e a segunda teoria seria uma homenagem direta a São Joao. Em alguns países da Europa a festividade era chamada de Festa Joanina.










quinta-feira, 18 de junho de 2015

Sarau Literário

A EEB. Manoel Cruz realizou nos meses de maio e junho o Sarau Literário “Vestindo-se de Poesia”, envolvendo o Ensino Fundamental ao Médio. Este projeto teve como objetivo valorizar a leitura, interpretação, ilustração, produção e declamação de poemas em todas as turmas da escola.
Os trabalhos foram divididos em várias etapas: leitura e produção de poemas, ilustração para exposição no varal literário, seletiva por sala que culminou com a declamação de poemas classificados de cada turma dia 10/05, nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Além dos professores de ensino fundamental, estavam envolvidos no projeto os professores de Arte e Língua Portuguesa, bem como toda a comunidade escolar.