segunda-feira, 30 de março de 2015

2ª Vindima de Altitude

No período de 26 à 30 de março aconteceu em São Joaquim a 2ª Vindima de Altitude, festa da celebração da colheita da uva e da produção de vinhos de altitude. A EEB. Manoel Cruz participou deste evento divulgando os cursos técnicos de Viticultura e Enologia, e Hospedagem.
Parabéns aos alunos participantes pelo belo desempenho e todos que colaboraram na organização deste evento.















quinta-feira, 26 de março de 2015

Radiação, condução e convecção



 Os alunos dos 2° anos do EM, sob a orientação dos professores Claudiane e Toni, aprenderam na pratica através de experiências realizadas no Laboratório de Física, os tipos de transferências de calor.
O calor é um tipo de energia que pode ser transferido de um corpo para o outro quando  há diferença de temperatura entre eles.
A transferência de calor de um corpo para outro pode ocorrer por meio de três formas: radiação, condução e convecção.
Podemos nos aquecer nas proximidades de uma  lareira, sem ter o contato direto com fogo graças ao processo de condução do calor por irradiação. As panelas são feitas de metal porque são melhores condutores de calor por condução.

Fonte: http://www.mundoeducacao.com/física/radiação-conducao-conveccao.htm





sexta-feira, 20 de março de 2015

UNIDADES DE MEDIDAS (PAQUÍMETRO)

Unidade de medida é uma quantidade específica de determinada grandeza física e que serve de padrão para eventuais comparações, e que serve de padrão para outras medidas.
Sistema internacional de unidades (SI): Por longo tempo, cada região, país teve um sistema de medidas diferente, criando problemas para o comércio devido à falta  de padronização de tais medidas. Para resolver o problema foi criado o Sistema Métrico Decimal que adotou três unidades básicas: metro, litro e quilograma.





 Os alunos do 1° ano EM. sob a orientação dos professores Toni e Claudiane, foram na pratica observar as unidades de medida com um instrumento utilizados em vários setores, o paquímetro.



Aula sobre condução de energia

Os alunos do 3° ano ano 1 do E.M. tiveram aula no laboratório de Física sob a orientação dos professores Toni e Claudiane, para visualizar os tipos de condução de energia:
Condução de atrito, contato e indução.










quarta-feira, 11 de março de 2015

Aula pratica sobre Termologia


Chamamos de Termologia a parte da física que estuda os fenômenos relativos ao calor, aquecimento, resfriamento, mudanças de estado físico, mudanças de temperatura, etc.
Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema.
Fisicamente o conceito dado a quente e frio é um pouco diferente de que estamos costumados usar no nosso cotidiano. Podemos definir como quente um corpo que tem moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas.
No dia 09/03/2015 os alunos dos 2° anos do Ensino Médio da EEB. Manoel Cruz foram ao laboratório de Física, sob a orientação dos professores Claudiane e Toni, onde os alunos observaram na pratica os diferentes tipos de termômetros e suas aplicações.